A estrutura de capital da micro e pequena empresa de Blumenau

Autores

  • Iara Regina dos Santos Parisotto
  • Roberto da Rosa

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v4n10p71-88

Palavras-chave:

Estrutura de Capital, Despesas Financeiras, Micros e Pequenas Empresas.

Resumo

O crescimento das micro e pequenas empresas na economia brasileira é indiscutível; um fator que preocupa, no entanto, é o alto nível de mortalidade dessas empresas. No ano de 2004, o SEBRAE apontou em pesquisa realizada, que 42% dos empresários responderam, como causas das dificuldades e razões para o fechamento das empresas, a falta de capital de giro. Tal fato motivou a realização dessa pesquisa, cujo objetivo foi de verificar como é formada a estrutura de capital da micro e pequena empresa blumenauense. Para atingir-se o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa descritiva, e os procedimentos foram: levantamento de dados, por meio de pesquisa de campo, bem como documental e bibliográfica. A amostra selecionada foi de 68 de um total de 76.258 micros e pequenas empresas blumenauenses (fonte: JUCESC, Florianópolis - SC), usando-se fórmula estatística de população finita, com 90% de confiança e 70% de desvio padrão. Os questionários foram aplicados pessoalmente. As conclusões foram que, na maioria das empresas pesquisadas, não  está presente a visão de estrutura de capital. Os empresários atuam de acordo com as possibilidades, no momento dos acontecimentos dos fatos, utilizando os recursos que têm com maior disponibilidade e facilidade de captação, o que nem sempre se mostra a melhor opção. As empresas pesquisadas mostram que os recursos de capital de giro são provenientes, em 46,7% dos casos, de capital de terceiros a uma taxa média de 3,4%, quando poderiam pagar para captar recursos para investimentos uma taxa média de 1,9%.

Biografia do Autor

Iara Regina dos Santos Parisotto

Contadora; professora da Furb; mestre em Contabilidade-Controladoria de Gestão pela Furb; especialista em Gerência da Qualidade nos Serviços Contábeis e especialista em Gerência Contábil e Auditoria.

Roberto da Rosa

Bacharel do curso de Ciências Contábeis da Furb.

Downloads

Publicado

2005-04-01

Como Citar

Parisotto, I. R. dos S., & Rosa, R. da. (2005). A estrutura de capital da micro e pequena empresa de Blumenau. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 4(10), p. 71–88. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v4n10p71-88

Edição

Seção

Artigos