Implementação do Custeio Baseado em Atividades para Gestão dos Gastos de uma Empresa de Serviços Alimentícios

Autores

  • Henrique Torres Cavalcante Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC)
  • Fabiano Maury Raupp Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v13n38p65-78

Palavras-chave:

Gestão de gastos, Custeio baseado em atividades, Restaurantes.

Resumo

O artigo tem por objetivo demonstrar a implementação do custeio baseado em atividades para gestão dos gastos de uma empresa de serviços alimentícios. Foi empreendido um estudo descritivo, por meio de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados na coleta dos dados foram entrevistas e dados primários. Para análise e tratamento dos dados, utilizou-se a análise descritiva. A proposta, fundamentada no custeio baseado em atividades e no estudo desenvolvido por Lippel (2002), considerou a realidade vivenciada pelo restaurante e possibilitou a identificação dos processos e atividades existentes, dos custos de tais processos e atividades, a alocação desses custos aos produtos, bem como a alocação dos gastos relativos à matéria-prima, mão de obra e despesas diversas aos também produtos. A proposta permite analisar informações quanto à lucratividade de cada prato, preço de venda e quantidade vendida, podendo o gestor ponderar a melhor composição do seu cardápio, mix de produtos ofertados e optar pelos pratos que representam a melhor relação custo-benefício para o restaurante.

Biografia do Autor

Henrique Torres Cavalcante, Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC)

Graduando em Administração pela Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC).

Fabiano Maury Raupp, Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC)

Doutor em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EA/UFBA), Mestre em administração pelo Curso de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (CPGA/UFSC), Contador - n. do registro: SC-023886/O-7. Professor da Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC).

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

Cavalcante, H. T., & Raupp, F. M. (2024). Implementação do Custeio Baseado em Atividades para Gestão dos Gastos de uma Empresa de Serviços Alimentícios. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 13(38), p. 65–78. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v13n38p65-78

Edição

Seção

Artigos