O que se pesquisa em ensino contábil? Análise do Congresso USP de Contabilidade e Iniciação Científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-766220203107

Palavras-chave:

Educação Contábil, Pesquisa Contábil, Campo Científico, Levantamento Bibliográfico, Análise de Conteúdo.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o campo de estudos sobre ensino e pesquisa contábil do USP International Conference in Accounting e do Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliométrica com obtenção dos dados por meio de consulta aos anais dos congressos. Ao total, foram analisados 209 artigos relativos ao Congresso Internacional e 126 artigos referente ao Congresso de Iniciação Científica. Os dados apontam que a participação de artigos aceitos ficou entre 1,85% e 34,15%, com média de 8,11% para o Congresso Internacional e 15,38% para o Congresso de Iniciação Científica. 80,6% dos artigos de ambos os congressos possuem entre 2 e 4 autores, sendo que a maior rede de coautorias está no Congresso de Iniciação Científica. Com relação ao sexo, a autoria está equilibrada quando o olhar se volta para os dois eventos. Entretanto, as mulheres têm maior participação no Congresso de Iniciação Científica e os homens maior participação no Congresso Internacional. Diante desses resultados, conclui-se que a área de ensino e pesquisa constitui um campo periférico nos dois congressos devido a sua baixa quantidade de artigos em relação ao total, além do fato de que essas conferências possuem normas sociais distintas em relação a autoria. Assim, o presente artigo contribui para a literatura ao apresentar e discutir aspectos relacionados a constituição do campo científico de Ensino e Pesquisa em Contabilidade, compondo um perfil analítico da linha de ensino e pesquisa em um dos principais eventos da área.

Biografia do Autor

Elisabeth de Oliveira Vendramin, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Endereço: Rua, Senador Filinto Müller, 1015 | Cidade Universitária | 79046-460 | Mato Grosso do Sul/MS | Brasil.

João Paulo Resende de Lima, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo. Endereço: Avenida Professor Luciano Gualberto, 908 | Butantã | 05508-010 | São Paulo/SP | Brasil.

Isadora Jeane dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Endereço: Rua, Senador Filinto Müller, 1015 | Cidade Universitária | 79046-460 | Mato Grosso do Sul/MS | Brasil.

Marcus Vinicius Pereira Guasso, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Endereço: Rua, Senador Filinto Müller, 1015 | Cidade Universitária | 79046-460 | Mato Grosso do Sul/MS | Brasil.

Natália Fernandes, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Endereço: Rua, Senador Filinto Müller, 1015 | Cidade Universitária | 79046-460 | Mato Grosso do Sul/MS | Brasil.

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Publicado

2020-11-19

Como Citar

Vendramin, E. de O., Lima, J. P. R. de, Santos, I. J. dos, Guasso, M. V. P., & Fernandes, N. (2020). O que se pesquisa em ensino contábil? Análise do Congresso USP de Contabilidade e Iniciação Científica. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 19. https://doi.org/10.16930/2237-766220203107

Edição

Seção

Artigos