Fatores que influenciam o uso das cartas do CEO como estratégia para o gerenciamento de impressões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-766220253591

Palavras-chave:

Cartas do CEO, Gerenciamento de Impressões, Tonalidade, Legibilidade

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar os fatores que influenciam o uso das cartas do CEO como instrumento de Gerenciamento de Impressões no mercado de capitais brasileiro. Fundamentado na Teoria da Divulgação Voluntária, analisou-se uma amostra composta por 1.274 cartas publicadas entre 2010 e 2022, por 217 companhias listadas que divulgaram ao menos uma carta no período. A escolha do intervalo temporal justifica-se por suceder à adoção das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) no Brasil, promovendo maior comparabilidade das informações. Utilizou-se modelos de dados em painel, com duas variáveis dependentes: tonalidade (proporção de termos positivos e negativos) e legibilidade (número total de palavras), ambas como proxies de gerenciamento de impressões. As variáveis explicativas principais foram a variação nos resultados financeiros e a presença de analistas de mercado. Os resultados revelam que a queda nos resultados não influenciou significativamente a tonalidade ou a legibilidade, indicando que, no Brasil, as cartas do CEO não são utilizadas para ocultar maus resultados. Em contraste, observou-se que desempenhos positivos elevaram o uso de termos positivos, sinalizando reforço da imagem institucional. A presença de analistas apresentou efeito significativo, atuando como mecanismo externo de governança e inibindo práticas oportunistas. Por fim, alavancagem e crises econômicas mostraram relação negativa com as proxies de gerenciamento de impressões, sugerindo maior objetividade comunicacional em cenários adversos. O estudo contribui ao demonstrar que, no contexto brasileiro, as cartas do CEO tendem a cumprir papel informativo legítimo, especialmente em momentos de desempenho favorável.

Referências

Andrade, J. P. de, & Lucena, W. G. L. (2020). Práticas de Gerenciamento de Impressões em empresas de capital aberto do setor elétrico brasileiro. Cuadernos de Contabilidad, 21(21), 15. https://doi.org/10.11144/Javeriana.cc21.pgie DOI: https://doi.org/10.11144/Javeriana.cc21.pgie

Almeida, K. K. N. D., & França, R. D. D. (2021). Teorias aplicadas à pesquisa em contabilidade: Uma introdução às teorias econômicas, organizacionais e comportamentais. UFPB.

Baginski, S. P., Demers, E., Wang, C., & Yu, J. (2011). Understanding the role of language in management forecast press releases. INSEAD. http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1773429 DOI: https://doi.org/10.2139/ssrn.1773429

Bandeira, L. S., Ott, E., & Rover, S. (2022). Influência do potencial poluidor e do histórico de infrações ambientais na Evidenciação Ambiental Corporativa. Revista Catarinense da Ciência Contábil, 21, e3262. https://doi.org/10.16930/2237-766220223262 DOI: https://doi.org/10.16930/2237-766220223262

Ben-Amar, W., & Belgacem, I. (2018). Do socially responsible firms provide more readable disclosures in annual reports? Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 25(5), 1009–1018. https://doi.org/10.1002/csr.1517 DOI: https://doi.org/10.1002/csr.1517

Beyer, A., Cohen, D. A., Lys, T. Z., & Walther, B. R. (2010). The financial reporting environment: Review of the recent literature. Journal of accounting and economics, 50(2-3), 296–343. https://doi.org/10.1016/j.jacceco.2010.10.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jacceco.2010.10.003

Boudt, K., & Thewissen, J. (2019). Jockeying for position in CEO letters: Impression management and sentiment analytics. Financial Management, 48(1), 77–115. https://doi.org/10.1111/fima.12219 DOI: https://doi.org/10.1111/fima.12219

Bowen, R. M., Davis, A. K., & Matsumoto, D. A. (2005). Emphasis on pro forma versus GAAP earnings in quarterly press releases: Determinants, SEC intervention, and market reactions. The accounting review, 80(4), 1011–1038. https://doi.org/10.2308/accr.2005.80.4.1011 DOI: https://doi.org/10.2308/accr.2005.80.4.1011

Brennan, N. M., Guillamon‐Saorin, E., & Pierce, A. (2009). Methodological Insights: Impression management: developing and illustrating a scheme of analysis for narrative disclosures–a methodological note. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 22(5), 789–832. https://doi.org/10.1108/09513570910966379 DOI: https://doi.org/10.1108/09513570910966379

Bushee, B. J., Gow, I. D., & Taylor, D. J. (2018). Linguistic complexity in firm disclosures: Obfuscation or information?. Journal of accounting research, 56(1), 85–121. https://doi.org/10.1111/1475-679X.12179 DOI: https://doi.org/10.1111/1475-679X.12179

Bushman, R. M., Piotroski, J. D., & Smith, A. J. (2004). What determines corporate transparency?. Journal of accounting research, 42(2), 207–252. https://doi.org/10.1111/j.1475-679X.2004.00136.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1475-679X.2004.00136.x

Cadorin, J. R., & Theiss, V. (2022). Gerenciamento de impressão das narrativas contábeis da Vale SA em detrimento do rompimento da barragem de Brumadinho. Revista Mineira de Contabilidade, 23(2), 32–42. https://doi.org/10.51320/rmc.v23i2.1344 DOI: https://doi.org/10.51320/rmc.v23i2.1344

Caglio, A., Melloni, G., & Perego, P. (2020). Informational content and assurance of textual disclosures: Evidence on integrated reporting. European Accounting Review, 29(1), 55–83. https://doi.org/10.1080/09638180.2019.1677486 DOI: https://doi.org/10.1080/09638180.2019.1677486

Caliskan, A. O., Esen, E., & Barkemeyer, R. (2021). Impression management tactics in the CEO statements of Turkish sustainability reports. Business Ethics, the Environment & Responsibility, 30(4), 485–506. https://doi.org/10.1111/beer.12374 DOI: https://doi.org/10.1111/beer.12374

Comissão de Pronunciamentos Contábeis – CPC 26 (R1). (2011). Apresentação das Demonstrações Contábeis.

Charitou, A., Floropoulos, N., Karamanou, I., & Loizides, G. (2018). Non-GAAP earnings disclosures on the face of the income statement by UK firms: the effect on market liquidity. The International Journal of Accounting, 53(3), 183–202. https://doi.org/10.1016/j.intacc.2018.07.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.intacc.2018.07.003

Che, S., Zhu, W., & Li, X. (2020). Anticipating corporate financial performance from CEO letters utilizing sentiment analysis. Mathematical Problems in Engineering, 2020(1), 5609272. https://doi.org/10.1155/2020/5609272 DOI: https://doi.org/10.1155/2020/5609272

Davis, A. K., & Tama‐Sweet, I. (2012). Managers’ use of language across alternative disclosure outlets: earnings press releases versus MD&A. Contemporary Accounting Research, 29(3), 804–837. https://doi.org/10.1111/j.1911-3846.2011.01125.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1911-3846.2011.01125.x

Dye, R. A. (2001). An evaluation of 'essays on disclosure' and the disclosure literature in accounting. Journal of Accounting and Economics, 32(1-3), 181–235. https://doi.org/10.1016/S0165-4101(01)00024-6 DOI: https://doi.org/10.1016/S0165-4101(01)00024-6

Guillamon‐Saorin, E., Isidro, H., & Marques, A. (2017). Impression management and non‐GAAP disclosure in earnings announcements. Journal of Business Finance & Accounting, 44(3-4), 448–479. https://doi.org/10.1111/jbfa.12238 DOI: https://doi.org/10.1111/jbfa.12238

Guillamon-Saorin, E., Osma, B. G., & Jones, M. J. (2012). Opportunistic disclosure in press release headlines. Accounting and Business Research, 42(2), 143–168. https://doi.org/10.1080/00014788.2012.632575 DOI: https://doi.org/10.1080/00014788.2012.632575

Hadro, D., Klimczak, K. M., & Pauka, M. (2021). Management’s choice of tone in letters to shareholders: Sincerity, bias and incentives: La elección del tono de la dirección en las cartas a los accionistas: Sinceridad, sesgo e incentivos. Revista de Contabilidad-Spanish Accounting Review, 24(2), 202–219. https://doi.org/10.6018/rcsar.393181 DOI: https://doi.org/10.6018/rcsar.393181

Im, J., Kim, H., & Miao, L. (2021). CEO letters: Hospitality corporate narratives during the COVID-19 pandemic. International Journal of Hospitality Management, 92, 102701. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2020.102701

Isidro, H., & Marques, A. (2015). The role of institutional and economic factors in the strategic use of non-GAAP disclosures to beat earnings benchmarks. European Accounting Review, 24(1), 95–128. https://doi.org/10.1080/09638180.2014.894928 DOI: https://doi.org/10.1080/09638180.2014.894928

Jonall, K., & Rimmel, G. (2010). CEO letters as legitimacy builders: coupling text to numbers. Journal of Human Resource Costing & Accounting, 14(4), 307–328. https://doi.org/10.1108/14013381011105975 DOI: https://doi.org/10.1108/14013381011105975

Jones, M. J., Melis, A., Gaia, S., & Aresu, S. (2020). Impression management and retrospective sense-making in corporate annual reports: Banks’ graphical reporting during the global financial crisis. International Journal of Business Communication, 57(4), 474–496. https://doi.org/10.1177/2329488417712010 DOI: https://doi.org/10.1177/2329488417712010

Lei nº 6.404, 15 de dezembro de 1976. (1976). Dispõe sobre as Sociedades por Ações. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 dez. 1976.

Liu, P., & Nguyen, H. T. (2020). CEO characteristics and tone at the top inconsistency. Journal of Economics and Business, 108, 105887. https://doi.org/10.1016/j.jeconbus.2019.105887 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jeconbus.2019.105887

Loughran, T. (2018). Linguistic tone and the small trader: Measurement issues, regulatory implications, and directions for future research. Accounting, Organizations and Society, 68, 38–41. https://doi.org/10.1016/j.aos.2018.03.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.aos.2018.03.001

Malaquias, R. F., & Júnior, D. M. B. (2021). Positive tone in management reports and volatility of stock returns. Global Business Review, 1–15. http://dx.doi.org/10.1177/09721509211054279 DOI: https://doi.org/10.1177/09721509211054279

Melloni, G., Stacchezzini, R., & Lai, A. (2016). The tone of business model disclosure: an impression management analysis of the integrated reports. Journal of Management & Governance, 20, 295–320. https://doi.org/10.1007/s10997-015-9319-z DOI: https://doi.org/10.1007/s10997-015-9319-z

Mendonça, J. R. C., & Amantino-de-Andrade, J. (2003). Gerenciamento de impressões: em busca de legitimidade organizacional. Revista de administração de empresas, 43, 36–48. https://doi.org/10.1590/S0034-75902003000100005 DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75902003000100005

Merkl-Davies, D. M., & Brennan, N. M. (2007). Discretionary disclosure strategies in corporate narratives: incremental information or impression management?. Journal of accounting literature, 27, 116–196.

Monteiro, A. F. (2021). O gerenciamento da impressão em relatórios de sustentabilidade influencia o nível de assimetria informacional?: estudo em empresas de capital aberto no Brasil. [Tese de doutorado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42481

Moreno, A., & Camacho-Miñano, M. D. M. (2024). Impression management in bankruptcy: An analysis of the narratives in listed companies. Revista de Contabilidad-Spanish Accounting Review, 27(1), 160–173. http://dx.doi.org/10.6018/rcsar.512151 DOI: https://doi.org/10.6018/rcsar.512151

O'Keefe, P. A. (2019). The reporting of non-GAAP profit figures in Australia: an impression management perspective. [Doctoral dissertation, University of Tasmania].

Oliveira, F. K. D. S., Souza, N. F., & Silva, R. B. (2023). Gerenciamento de impressão na pandemia de Covid-19: estudo em empresas do setor comercial listadas na [B]3. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 17(4). https://doi.org/10.17524/repec.v17i4.3335 DOI: https://doi.org/10.17524/repec.v17i4.3335

Pande, S., Singh, N., & Vishnani, S. (2024). Sustainability Narratives in CEO Letters of Tourism and Hospitality Companies–An Impression Management Perspective. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2020.102701 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2020.102701

Patelli, L., & Pedrini, M. (2014). Is the optimism in CEO’s letters to shareholders sincere? Impression management versus communicative action during the economic crisis. Journal of business ethics, 124, 19–34. https://doi.org/10.1007/s10551-013-1855-3 DOI: https://doi.org/10.1007/s10551-013-1855-3

Patelli, L., & Pedrini, M. (2015). Is tone at the top associated with financial reporting aggressiveness?. Journal of business ethics, 126(1), 3–19. https://doi.org/10.1007/s10551-013-1994-6 DOI: https://doi.org/10.1007/s10551-013-1994-6

Robbins, S. P. (1999). Comportamento Organizacional. (8a ed.). LTC.

Rolim, M. V. (2024). Conteúdo emocional do relato integrado e desempenho econômico das companhias listadas na B3 com melhores práticas ESG. [Tese de doutorado, Universidade Federal de Uberlândia]. http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.568 DOI: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.568

Romito, S., & Vurro, C. (2021). Non‐financial disclosure and information asymmetry: A stakeholder view on US listed firms. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 28(2), 595–605. https://doi.org/10.1002/csr.2071 DOI: https://doi.org/10.1002/csr.2071

Rosenfeld, P. (1997). Impression management, fairness, and the employment interview. Journal of business ethics, 16, 801–808. https://doi.org/10.1023/A:1017972627516 DOI: https://doi.org/10.1023/A:1017972627516

Salotti, B. M., & Yamamoto, M. M. (2005). Ensaio sobre a teoria da divulgação. BBR-Brazilian Business Review, 2(1), 53–70. DOI: https://doi.org/10.15728/bbr.2005.2.1.4

Silva, M. D. D. O. P. (2018) O efeito do sentimento das notícias sobre o comportamento dos preços no mercado acionário brasileiro. [Tese de Doutorado em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN].

Souza, P. V. S. D., & Silva, P. B. D. (2020). Gerenciamento de tons das divulgações voluntárias nos press releases das companhias abertas brasileiras. https://doi.org/10.19094/contextus.2020.43366 DOI: https://doi.org/10.19094/contextus.2020.43366

Stoltzemburg, V. E. (2020). As estratégias de impression management através da mensagem da administração das entidades do sector bancário em Portugal. [Dissertação de mestrado não publicada, Instituto Politécnico de Lisboa, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa]. http://hdl.handle.net/10400.21/13305

Telles, S. V., & Salotti, B. M. (2024). Readability and understandability of notes to financial statements. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 26, e20230127. https://doi.org/10.7819/rbgn.v26i01.4251 DOI: https://doi.org/10.7819/rbgn.v26i01.4251

Verrecchia, R. E. (1983). Discretionary disclosure. Journal of Accounting and Economics, 5, 179–194. https://doi.org/10.1016/0165-4101(83)90011-3 DOI: https://doi.org/10.1016/0165-4101(83)90011-3

Yan, B., Aerts, W., & Thewissen, J. (2019). The informativeness of impression management− financial analysts and rhetorical style of CEO letters. Pacific Accounting Review, 31(3), 462–496. https://doi.org/10.1108/PAR-09-2017-0063 DOI: https://doi.org/10.1108/PAR-09-2017-0063

Zaini, S. M., Samkin, G., Sharma, U., & Davey, H. (2018). Voluntary disclosure in emerging countries: a literature review. Journal of Accounting in Emerging Economies, 8(1), 29–65. http://dx.doi.org/10.1108/JAEE-08-2016-0069 DOI: https://doi.org/10.1108/JAEE-08-2016-0069

Publicado

2025-10-17

Como Citar

Lima, Y. S., Costa, R. S. da, Machado, R. C. B. L., & Nascimento Neto, A. M. do. (2025). Fatores que influenciam o uso das cartas do CEO como estratégia para o gerenciamento de impressões. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 24, e3591. https://doi.org/10.16930/2237-766220253591

Edição

Seção

Artigos