Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico nacional ou internacional. Deve-se informar em "Comentários ao Editor" caso o trabalho tenha sido divulgado em Anais: indicar o nome do evento, local e data de realização.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Estar alinhado ao Foco e Escopo do periódico e conter contribuição efetiva para a teoria e/ou prática contábil.
  • O artigo deve apresentar referências recentes (últimos cinco anos).
  • O artigo deve apresentar referências de pesquisas publicadas em periódicos internacionais, sempre que o tema permitir (de fontes como: Periódicos Capes, Web of Science, Scopus, DOAJ, Ebscohost, Emerald, Inderscience, JSTOR, Redalyc, Science Direct, Taylor & Francis, Wiley, etc.).
  • O artigo deve apresentar referências de pesquisas publicadas em periódicos nacionais (de fontes como: Scielo, Spell, Sumários.org, Base Atena, etc.).
  • O artigo construído com séries históricas de dados (dados oriundos de fontes como Economática, IBGE, Datasus, por exemplo) deve estar atualizado até o ano mais recente de dados disponíveis ou com um defasagem mínima possível e justificável.
  • O número de autores deve ser no máximo 5 (cinco) integrantes. (Para mais que cinco autores, mandar e-mail para revista@crcsc.org.br com a justificativa para ser avaliada pelos editores)
  • Todos os autores com doutorado do artigo se inscreveram como avaliadores da RCCC? Clique aqui (estão dispensados de se inscrever os autores com doutorado que já são avaliadores da revista)
  • Informar a Instituição de Vínculo de todos os autores em “Comentários para o editor”.
  • Nas submissões com múltipla autoria, cada autor deve preencher as Contribuições de Autores (Taxonomia CRediT) e inseri-lo no no final do artigo a ser submetido.

Diretrizes para Autores

1 Os artigos e casos de ensino para divulgação são avaliados por pelo menos dois Consultores ad hoc, através do sistema blind review, e ainda, no mesmo sistema, são submetidos à apreciação do Editor Científico e/ou por membros do Conselho Editorial. Dessa forma, fica garantido o sistema de double blind review, não sendo conhecidos os autores dos trabalhos em nenhuma fase da avaliação.

2 Os trabalhos são analisados quanto ao escopo (inovação), a profundidade e a clareza das ideias apresentadas, bem como à acessibilidade aos leitores - professores, executivos, estudantes e estudiosos da Contabilidade de forma geral.

3 A redação se reserva o direito de introduzir revisão gramatical nos originais, visando manter a qualidade da publicação, respeitando, porém, os estilos e opiniões dos autores.

4 As opiniões emitidas pelos autores do artigo e/ou caso de ensino são de sua exclusiva responsabilidade.

5 Os textos, em estilo claro e conciso, deverão estar redigidos em português, inglês ou espanhol.

6 A revista publicará apenas um artigo/caso de ensino por autor ao ano.

7 Informamos que a revista não cobra taxas para submissão e/ou processamento e/ou publicação dos artigos.

8 Os nomes do(s) autor(es), titulação, filiação, endereço, telefone e Identificador (ID) do ORCID, devem ser apresentados nos metadados da submissão.

9 É obrigatório o preenchimento de todos os campos do formulário de submissão.

10 Os autores deverão manter em processo de avaliação somente 1 artigo por vez. Autores que já publicaram/aprovaram artigos em um ano só podem tornar a submeter a partir de 1º de janeiro do ano seguinte.

11 O número de autores deve ser no máximo 5 (cinco) integrantes. (Para mais que cinco autores, mandar e-mail para revista@crcsc.org.br com a justificativa para ser avaliada pelos editores).

12 O artigo deve apresentar referências recentes (últimos cinco anos).

13 O artigo deve apresentar referências de pesquisas publicadas em periódicos internacionais, sempre que o tema permitir (de fontes como: Periódicos Capes, Web of Science, Scopus, DOAJ, Ebscohost, Emerald, Inderscience, JSTOR, Redalyc, Science Direct, Taylor & Francis, Wiley, etc.).

14 O artigo deve apresentar referências de pesquisas publicadas em periódicos nacionais (de fontes como: Scielo, Spell, Sumários.org, Base Atena, etc.).

15 O artigo construído com séries históricas de dados (dados oriundos de fontes como Economática, IBGE, Datasus, por exemplo) deve estar atualizado até o ano mais recente de dados disponíveis ou com um defasagem mínima possível e justificável.

16 Estar alinhado ao Foco e Escopo do periódico e conter contribuição efetiva para a teoria e/ou prática contábil.

17 A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico nacional ou internacional.

18 Nas submissões com múltipla autoria, cada autor deve preencher as Contribuições de Autores (Taxonomia CRediT) e inseri-lo no no final do artigo a ser submetido.

FORMA E PREPARAÇÃO DE MANUSCRITO

SEÇÃO ARTIGOS

Apresentação dos Trabalhos

A estrutura do trabalho deverá ser constituída na seguinte ordem:

  • Título do trabalho: O título, acompanhado de sua tradução para o inglês, deve ser breve e suficientemente específico e descritivo.
  • Resumo: Deverá ser incluído um resumo informativo com até 250 palavras, em um único parágrafo.
  • Palavras-chave: Na língua do texto, com até cinco descritores mais conhecidos da área e, separados entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
  • Abstract: Versão do resumo na língua do texto, para o idioma inglês.
  • Keywords: Até cinco descritores.
  • Introdução
  • Fundamentação Teórica
  • Procedimentos Metodológicos
  • Resultados
  • Conclusão
  • Referências: De acordo com a Norma da American Psychological Association (APA) 7ª Edição. Deverão ser relacionadas em ordem alfabética, no final do artigo, somente as citadas no texto.
  • Citações: De acordo com a Norma da American Psychological Association (APA) 7ª Edição. Deverão ser indicadas, no texto, pelo sistema de chamada 'autor-data'. Ex: Souza (2016).
  • Formato: Não exceder a 15 páginas (no mínimo de 8), incluindo as Referências, digitadas em um software compatível para Microsoft Office 2000 ou superior para Windows, com as seguintes especificações:
  1. a) Fonte: Times New Roman, tamanho 12 (para textos) e de 10 (para tabelas, figuras e notas de rodapé);
  2. b) Espaçamento: simples entre linhas;
  3. c) Alinhamento: justificado (para os parágrafos);
  4. d) Número de página: no canto superior direito;
  5. e) Margens: direita e inferior = 2 cm; esquerda e superior = 2,5 cm;
  6. f) Tamanho do papel: A4 (21,0 mm por 29,7 mm);
  • Tabela: apenas este termo deve ser utilizado, no título, para dados quantitativos e/ou qualitativos apresentados em formato de linhas e colunas (não utilizar o termo "quadro"). As Tabelas devem ser enumeradas sequencialmente com título, explicitando o que está sendo representado. O título deve ser colocado acima da Tabela, conforme a norma da American Psychological Association (APA) 7ª Edição.
    Exemplo:

           Tabela 1
           Teste de Normalidade de Distribuição dos Dados

  • Figura: apenas este termo deve ser utilizado no título para as imagens (não utilizar os termos "ilustração", "gráfico", "organograma" etc.). O título deve ser colocado na parte superior, precedido da palavra Figura, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, conforme a norma da American Psychological Association (APA) 7ª Edição.
    Exemplo:
    Figura 1
    Processos inerentes à institucionalização
  • As Tabelas, Figuras e Fórmulas devem permitir edição em software compatível com Microsoft Office 2000 ou superior para Windows.
  • Siglas: quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma dos nomes precede as siglas, colocadas entre parênteses.

       Exemplo: Universidade de São Paulo (USP).

Normas APA para CITAÇÕES, REFERÊNCIAS, TABELAS E FIGURAS

Para acessar as normas detalhadas para Citações, Referências, Tabelas e Figuras de acordo com a APA (American Psychological Association) 7ª Edição clique aqui!

 

SEÇÃO CASOS DE ENSINO

Apresentação dos Trabalhos

A estrutura do caso de ensino deve seguir as orientações da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração – ANPAD, no link: https://arquivo.anpad.org.br/diversos/regras_casos_ensino2011.pdf

  • Título do trabalho: O título, acompanhado de sua tradução para o inglês, deve ser breve e suficientemente específico e descritivo.
  • Resumo: Deverá ser incluído um resumo informativo com até 250 palavras, em um único parágrafo.
  • Palavras-chave: Na língua do texto, com até cinco descritores mais conhecidos da área e, separados entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
  • Abstract: Versão do resumo na língua do texto, para o idioma inglês.
  • Keywords: Até cinco descritores.
  • Introdução
  • Corpo do Caso de Ensino
  • Notas de Ensino
  • Referências: De acordo com a Norma da American Psychological Association (APA) 7ª Edição. Deverão ser relacionadas em ordem alfabética, no final do artigo, somente as citadas no texto.
  • Citações: De acordo com a Norma da American Psychological Association (APA) 7ª Edição. Deverão ser indicadas, no texto, pelo sistema de chamada 'autor-data'. Ex: Souza (2016).
  • Formato: Não exceder a 20 páginas (no mínimo de 8), incluindo as Referências, digitadas em um software compatível para Microsoft Office 2000 ou superior para Windows, com as seguintes especificações:
  1. a) Fonte: Times New Roman, tamanho 12 (para textos) e de 10 (para tabelas, figuras e notas de rodapé);
  2. b) Espaçamento: simples entre linhas;
  3. c) Alinhamento: justificado (para os parágrafos);
  4. d) Número de página: no canto superior direito;
  5. e) Margens: direita e inferior = 2 cm; esquerda e superior = 2,5 cm;
  6. f) Tamanho do papel: A4 (21,0 mm por 29,7 mm);
  • Tabela: apenas este termo deve ser utilizado, no título, para dados quantitativos e/ou qualitativos apresentados em formato de linhas e colunas (não utilizar o termo "quadro"). As Tabelas devem ser enumeradas sequencialmente com título, explicitando o que está sendo representado. O título deve ser colocado acima da Tabela, conforme a norma da American Psychological Association (APA) 7ª Edição.
    Exemplo:

           Tabela 1
           Teste de Normalidade de Distribuição dos Dados

  • Figura: apenas este termo deve ser utilizado no título para as imagens (não utilizar os termos "ilustração", "gráfico", "organograma" etc.). O título deve ser colocado na parte superior, precedido da palavra Figura, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, conforme a norma da American Psychological Association (APA) 7ª Edição.
    Exemplo:
    Figura 1
    Processos inerentes à institucionalização
  • As Tabelas, Figuras e Fórmulas devem permitir edição em software compatível com Microsoft Office 2000 ou superior para Windows.
  • Siglas: quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma dos nomes precede as siglas, colocadas entre parênteses.

       Exemplo: Universidade de São Paulo (USP).

Normas APA para CITAÇÕES, REFERÊNCIAS, TABELAS E FIGURAS

Para acessar as normas detalhadas para Citações, Referências, Tabelas e Figuras de acordo com a APA (American Psychological Association) 7ª Edição clique aqui!

 

Política de Privacidade

TERMO DE PRIVACIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Em observância à Lei nº. 13.709/18 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, assim como à legislação correlata à proteção de Dados Pessoais, manifesto-me de forma espontânea, informada, inequívoca e expressa no sentido de autorizar a REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBIL - RCCC a realizar o tratamento de meus Dados Pessoais para as finalidades e de acordo com as condições estabelecidas na Política de Privacidade. Abaixo:

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE:

Quando você realiza seu cadastro na RCCC do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, são coletados alguns dados pessoais para gestão das submissões e publicações de artigos. O Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina preza pela segurança dos seus dados, pelo respeito à sua privacidade e pela transparência com você e, por isso, dedicamos este documento para explicar como os seus dados pessoais serão tratados pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina e quais são as medidas que aplicamos para mantê-los seguros.

DADOS PESSOAIS COLETADOS:

Nome, Instituição/Afiliação, Telefone, E-mail, Endereço, País, ORCID.

COMO NÓS UTILIZAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS:

Os seus Dados Pessoais poderão ser utilizados pela RCCC para:

· 1. Enviar informações sobre processo de gestão editorial do artigo submetido;

· 2. Emitir certificados de publicação ou avaliação de artigos;

· 3. Alimentar relatórios internos sobre a RCCC;

· 4. Realizar a comunicação direta em casos de assistência;

· 5. Encaminhar e-mails no caso de publicação de artigos.

FORMA E DURAÇÃO DO TRATAMENTO:

Os dados coletados serão tratados durante o período em que o titular for considerado ativo em nosso cadastro.

O controlador de dados adotará todas as medidas necessárias para impedir o acesso não autorizado, divulgação indevida, alteração ou destruição não autorizada dos dados.

O processamento de dados é realizado utilizando computadores e/ou ferramentas de TI (tecnologia da informação) habilitadas, seguindo procedimentos organizacionais e meios estritamente relacionados aos fins indicados.

A RCCC poderá tomar decisões automatizadas com base em seus Dados Pessoais, sendo garantido ao titular do dado o direito de solicitar, por meio da Ouvidoria, a revisão dessas decisões.

ARMAZENAMENTO E SEGURANÇA DOS DADOS PESSOAIS:

A RCCC armazena seus dados de forma segura, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo a proteção e privacidade dos seus dados pessoais.

Seus dados pessoais serão mantidos durante todo o período em que você for considerado ativo em nosso cadastro. Após esse período, podemos armazenar os seus dados pessoais por um período adicional de cinco anos para fins de auditoria, a fim de possibilitar o cumprimento de obrigações legais ou regulatórias. Faremos a retenção dos seus dados pelo prazo necessário, respeitando os prazos estabelecidos na legislação aplicável. Após prazo adicional e/ou prazo necessário de retenção para eventual cumprimento legal (art. 7º, inc. II da LGPD), os dados coletados serão devidamente eliminados.

CONFIRMAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE TRATAMENTO E ACESSO AOS DADOS, CORREÇÃO, BLOQUEIO, OPOSIÇÃO E ELIMINAÇÃO DE DADOS:

O titular do dado poderá solicitar, mediante requisição:

I - a confirmação da existência de tratamento;

II - o acesso aos seus dados pessoais;

III - a correção de seus dados pessoais, incompletos, inexatos ou desatualizados;

IV – anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na legislação vigente;

V - portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;

VI – eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses previstas no art. 16 da lei 13.709/2018;

VII – Informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou o uso compartilhado de dados;

VIII – informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;

IX– revogação do consentimento, nos termos do § 5º do art. 8º da Lei 13.709/2018;

Todas as requisições do titular dos dados poderão ser encaminhadas por meio do telefone (48) 3027-7006 ou desenvolvimento3@crcsc.org.br .

Pelo Canal de Atendimento à LGPD, poderá também: solicitar a eliminação de seus dados pessoais coletados e registrados pelo CRCSC ao término de sua finalidade de uso ou solicitar a revisão de decisões automatizadas.

Por fim e por pertinente, informamos que as atividades de tratamento de dados pessoais coletados na realização do cadastro na RCCC, efetivadas pelo CRCSC, observam a boa-fé e os demais princípios insculpidos na LGPD.

Assim, ciente de todas as implicações possíveis que decorrerão do tratamento de seus dados pessoais, ao aceitar o presente termo o usuário estará fornecendo o seu consentimento livre e esclarecido para o tratamento de seus dados pessoais tendo em vista as finalidades especificadas neste Termo de privacidade e consentimento livre e esclarecido.

Departamento de Desenvolvimento Profissional do CRCSC