Aplicação de recursos públicos no ensino fundamental: será que o gasto interfere no desempenho?
DOI:
https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v16n47p42-50Palavras-chave:
Contabilidade pública, Gestão pública, Educação fundamental, Desempenho, Eficiência.Resumo
O objetivo geral desta pesquisa foi comparar o gasto público com o desempenho dos alunos, nos pequenos municípios do Estado de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com enfoque predominantemente quantitativo, baseada em levantamento e coleta de dados documentais. Foi trabalhada uma amostra de 25 Municípios com menos de 50.000 habitantes, no período de 2011 a 2014, identificando o gasto anual por aluno, relacionando-o com a taxa de aprovação dos estudantes e o desempenho no IDEB. O gasto médio anual por aluno foi de R$ 8.529,68. Foi constatada grande disparidade nos valores praticados pelos Municípios (diferença de até 462%), o que, comparado com as divergentes e elevadas taxas de aprovação média (96,6%) e os distintos desempenhos no IDEB levou à conclusão de que não existe relação entre o gasto público na rede municipal de ensino e o desempenho dos estudantes.
Referências
Afonso, A. J. (2012). Para uma conceitualização alternativa de accountability em educação. Educação e Sociedade. Campinas, 33(119), 471-484. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000200008
Birchler, K., & Michaelowa, K. (2016). Making aid work for education in developing countries: An analysis of aid effectiveness for primary education coverage and quality. International Journal of Educational Development, 48, 37-52. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2015.11.008
Conselho Federal de Contabilidade (2008). Resolução 1.128, de 21 de novembro de 2008. Aprova a NBC T 16.1 – Conceituação, Objeto e Campo de Aplicação. Recuperado em 11 de março, 2016 de http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/Setor_P%C3%BAblico.pdf.
Campanha Nacional pelo Direito à Educação (n.d.). Estudos e Pesquisas. Recuperado em 11 março, 2016, de http://www.campanhaeducacao.org.br/?pg=Pesquisas
Fabrino, R. J. G., do Valle, B. S., & Gomes, R. C. (2014). The cost of educational effectiveness: Evidence from financing basic education in Brazil. The International Journal of Management Education, 12 (2), 151-166. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijme.2014.03.007
Faria, F. P., Jannuzzi, P. D. M., & Silva, S. J. D. (2008). Eficiência dos gastos municipais em saúde e educação: uma investigação através da análise envoltória no estado do Rio de Janeiro. Revista de Administração Pública, 42 (1), 155-177. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-76122008000100008
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (n.d.). Portal IDEP. Recuperado em 15 novembro, 2015, de http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb/portal-ideb.
Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011 (2011). Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei no 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Brasília, 2011. Recuperado em 15 novembro, 2015, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm
Martins, E. (2010). Contabilidade de Custos (10a ed.). São Paulo: Atlas.
Ministério da Educação (2007). Plano do Desenvolvimento da Educação. Recuperado em 25 fevereiro, 2016, de http://portal.mec.gov.br/arquivos/livro/livro.pdf
Ministério do Orçamento e Gestão (1999). Portaria 42, de 14 de abril de 1999: Atualiza a discriminação da despesa por funções. Recuperado em 10 outubro, 2016, de http://www3.tesouro.gov.br/legislacao/download/contabilidade/portaria42.pdf
Organização das Nações Unidas (1948). Declaração Universal dos Direitos Humanos. Recuperado em 20 fevereiro, 2016, de http://www.dudh.org.br/wp-content/uploads/2014/12/dudh.pdf
Pinto, J. M. R. (2005). Uma análise do financiamento da educação no Estado da Califórnia, EUA. Cadernos de Pesquisa, 35(126), 699-722. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000300009
Silva, M. C. D., Souza, F. J. V. D., & Araújo, A. O. (2013). Análise da eficiência dos gastos públicos com educação nas capitais brasileiras. ConTexto, 13(24), 7-21.
Souza, F. J. V. de; Silva, M. C., & Araújo, A. O. (2014). Análise da eficiência dos gastos públicos em educação dos municípios do estado do Rio Grande do Norte nos anos de 2007 e 2009. Anais do Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, São Paulo, SP, Brasil, 9.
Secretaria do Tesouro Nacional (n.d.). Sistema de Coleta de Dados Contábeis. Recuperado em 05 agosto, 2015, de https://www.contaspublicas.caixa.gov.br/sistncon_internet/index.jsp
Yuan, C., & Zhang, L. (2015). Public education spending and private substitution in urban China. Journal of Development Economics, 115, 124-139. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jdeveco.2015.02.006
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Catarinense da Ciência Contábil - RCCC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.