Desenvolvendo contadores criativos

como o design thinking promove a valorização do profissional contábil?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-766220243410

Palavras-chave:

Design Thinking, Criatividade, Profissional Contábil, Ciências Contábeis

Resumo

Por abordar a inovação, criatividade e solução de problemas nos contextos corporativos, o Design Thinking tem despertado interesse tanto de acadêmicos, quanto de profissionais. Apesar disso, essa metodologia ainda tem sido pouco difundida entre os profissionais contábeis. Portanto, este estudo teve por objetivo identificar como a metodologia do Design Thinking pode ser utilizada para promover a valorização do profissional contábil. O estudo envolveu 521 discentes que cursaram a disciplina de Planejamento Contábil, ofertada na sétima etapa do curso de Ciências Contábeis de uma universidade federal do sul do Brasil. Utilizando o levantamento como procedimento técnico, realizou-se a análise de conteúdo dos registros das percepções e das ideias geradas em oficinas de Design Thinking, com uso do Nvivo e Microsoft Excel. As percepções dos estudantes, quanto à aplicação da metodologia, evidenciaram que sua utilização é propícia para a criação de ideias inovadoras, bem como fez com que eles saíssem da zona de conforto. Os estudantes registraram estar cientes de que utilizam muito pouco a criatividade, mas se preocupam com seu desenvolvimento, pois entendem que agrega valor profissional e pessoal, além de beneficiar a profissão como um todo. Tem-se como implicação prática a ilustração de como essa metodologia pode contribuir para o estabelecimento de uma nova imagem profissional, sendo possível que conselhos federais e estaduais de contabilidade a utilizem.

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Publicado

2024-02-02

Como Citar

Carraro, W. B. W. H., Bruxel, L. B., Momo, F. da S., & Pinheiro, A. B. (2024). Desenvolvendo contadores criativos: como o design thinking promove a valorização do profissional contábil?. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 23, e3410. https://doi.org/10.16930/2237-766220243410

Edição

Seção

Artigos