Governança Universitária

conselhos superiores e a moderação do comitê e do órgão de governança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-766220253621

Palavras-chave:

Governança Universitária, Conselhos Superiores, Universidades Federais brasileiras, Instituições Públicas Federais de Ensino Superior, Governança Pública

Resumo

A governança em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras tem ganhado protagonismo diante das exigências por maior transparência, accountability e alinhamento estratégico. Neste contexto, este estudo investiga em que medida as características dos conselhos superiores influenciam os níveis de governança nas universidades federais, considerando o papel moderador do comitê e do órgão de governança. A pesquisa, de natureza descritiva e exploratória, utilizou abordagem híbrida (qualitativa e quantitativa), com dados coletados em 63 universidades federais referentes ao ano de 2021, por meio de estatutos, relatórios de gestão e solicitações via transparência passiva. As análises envolveram técnicas estatísticas (ANOVA e estatística descritiva) e análise documental. Os resultados indicam que a capacitação dos conselheiros está associada a melhores níveis de governança, enquanto variáveis como número de conselhos, diversidade e presença de membros externos não apresentaram relação estatisticamente significativa. Verificou-se ainda que a presença simultânea de comitê e órgão de governança potencializa os efeitos da capacitação, indicando que a articulação entre essas estruturas fortalece a governança institucional. Ao dialogar com os pressupostos da Stewardship Theory, o estudo amplia a compreensão sobre os arranjos institucionais que favorecem uma atuação mais estratégica e comprometida dos conselhos superiores. Como contribuição, evidencia-se que a institucionalização de estruturas de governança e o investimento contínuo na formação de conselheiros são medidas essenciais para aprimorar a governança universitária, especialmente em um cenário de crescente complexidade e demanda por eficiência no setor público.

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Publicado

2025-06-06

Como Citar

Rodrigues, R. C., & Oliveira, O. V. de. (2025). Governança Universitária: conselhos superiores e a moderação do comitê e do órgão de governança. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 24, e3621. https://doi.org/10.16930/2237-766220253621

Edição

Seção

Artigos